Sos Bebé Blog
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Blog dedicado aos bebés e conselhos para os pais
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Introdução aos novos alimentos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/04/2016

Introdução aos novos alimentos Empty
MensagemAssunto: Introdução aos novos alimentos   Introdução aos novos alimentos Icon_minitimeDom Abr 24, 2016 6:14 am

Nos primeiros meses de vida do bebé o leite materno satisfaz todas as suas necessidades, sendo o alimento mais rico e nutritivo, cheio de defesas imunológicas, que ajudam no desenvolvimento do bebé após o nascimento.

O estómago do bebé é imaturo até aproximadamente o 4º mês de vida, quando é aconselhado começar a alimentação complementaria.

A partir dos 4 e os 6 meses é a etapa mais conveniente para começar a alimentação complementar, devido a que o bebé começará a precisar mais ferro do que lhe é dado através do leite e só outros alimentos podem dar, assim como outras vitaminas e minerais.

O bebé começará a dar sinais quando estiver preparado para ingerir outros alimentos, como:

- Mostra interesse no que se esta a comer
- Abre a boca para que lhe seja dado a experimentar
- O leite não o satisfaz o suficiente
- Duplicam o peso de nascença
- Conseguem segurar a cabeça sem apoio

Quando o bebé começa a alimentação complementar o processo de mastigação e deglutição será cada vez mais complexo, mas convém começar na altura certa (4 - 6 meses) para evitar futuros problemas como: o mau desenvolvimento da mandíbula e os maxilares, a implantação dos dentes, a mastigação deslocada, entre outros.

No inicio por vezes pode ser possível que o bebé não goste de algo que lhe tenhamos dado, mas podemos insistir varios dias até ele se acostumar, temos de ter em conta que é tudo novo para o bebé e por tanto precisa habituação

Começa por substituir-se uma refeição de leite materno ou fórmula, por uma de papa.

Depois da adaptação do bebé às papas e a colher, esta na altura de introduzir os vegetais, normalmente começa-se por 3 de cada vez, experimentando durante 3-7 dias para verificar se não há sinais de alergia. Inicia-se com poucas colheres do puré de verduras e depois aumenta-se a quantidade dia a dia.

A partir dos 7 meses podemos iniciar a introdução das carnes brancas como: frango, coelho e peru. Devemos retirar todo tipo de peles e gorduras.

Depois de introduzidas as carnes brancas, serão introduzidas as carnes vermelhas de: vaca, vitela, borrego. Da mesma forma que as carnes brancas devemos introduzir em pouca quantidade e ir aumentando gradualmente.

Começa-se por volta dos 9-10 meses a introdução dos peixes brancos na dieta do bebé, normalmente o peixe deve ser: linguado, pescada, solha, entre outros. Igual que as carnes, os peixes devem ser introduzidos gradualmente, de 10g por dia até aumentar 20-30g. Não devemos adicionar sal, Pode ser triturado junto ao creme de legumes.

A partir dos 10 meses pode-se introduzir a gema de ovo, começando por 1/4 de gema na primeira semana, 1/2 gema na segunda semana e 1 gema inteira na terceira semana. Como é uma proteína, não devemos adicionar nem carne nem peixe ao puré ao qual adicionamos a gema. Só dar 2 a 3 vezes por semana.

O iogurte natural sem açúcar pode começar a ser dado nesta altura, podendo adicionar fruta fresca e dar 1 por dia como lanche.

Dos 10 aos 11 meses é quando podemos adicionar as leguminosas ao creme do bebé, como: feijão, grão-de-bico, lentilhas, entre outras. Deve ser em pouca quantidade, bem cozinhadas e trituradas.

A partir do ano podemos começar a dar papas com flocos

Aos 12 meses o bebé tem uma necessidade calórica aproximada de 550 -1000 kcal/dia. Tendo em conta que as refeições devem ser:
- Bebida láctea infantil: leite materno ou fórmula
- 1-2 papas
- 2 sopas
- 2-3 porções de fruta
- Carne, peixe ou ovo: 25g a 30g por dia
- 1-2 Alimentos lácteos como o iogurte
- 500ml a 1000ml de água
Ir para o topo Ir para baixo
http://sosbebeblog1.blogspot.pt
 
Introdução aos novos alimentos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Sos Bebé Blog :: SOS BEBE BLOG FORUM :: SOS BEBE BLOG-
Ir para: